Noite dos Motoritas Dia 26-05-2013 (35)
Noite dos Motoritas Dia 26-05-2013 (13)
Imagem 045
Noite dos Motoritas Dia 26-05-2013 (36)
Imagem 019
Imagem 015
Imagem 043
Imagem 054
Imagem 048
Noite dos motorista dia 24-05-2009 (5)
Noite dos motorista dia 24-05-2009 (14)
Noite dos Motoritas Dia 26-05-2013 (58)
page1
page

PROCISSÃO DE SÃO CRISTOVÃO

Iniciou se por volta de 1975, é uma procissão devocional para os motoristas; em Goiana eles tem São Cristóvão como padroeiro e gostam de fazer essa expressão de fé.

José Aureliano da Silva conhecido por Serrinha foi quem deu início a essa tradição, veio com a idéia de colocar o santo em cima de um carro e fazer uma carreata pela cidade, seguida pelos motoristas da região, até a Igreja Matriz da cidade. De lá pra cá, essa tradição foi passando de geração em geração pela família Serrinha, onde o primogênito de cada geração é quem fica incumbido de dirigir o carro com o santo e carregá-lo para dentro da igreja.

Essa procissão acontece sempre no ultimo domingo do mês de maio, no decorrer dela a Água benta é usada por um padre para aspergir as pessoas e os carros na medida em que passam.

Um fato marcante desta procissão é a entrega de rosas benzidas por um padre; idéia originada de Serrinha que se perpetua ate hoje. Apesar de ser a procissão dos motoristas, todos que participam recebem este gesto de carinho; que começou pelo simples ato das crianças e mulheres que acompanhavam a procissão pedirem a Serrinha uma flor do andor de São Cristovão (mensageiro de Deus). Vendo como as pessoas ficavam ao receber a rosa teve a idéia de no próximo ano comprar bastantes rosas pedir para o padre benze-las e distribuir no percurso da procissão; foi isso que fez e que seus descendentes vêm fazendo até hoje na cidade de Goiana.


O gesto de dar uma rosa vermelha a outra pessoa como forma de proteção é especial em Goiana. É muito mais do que uma simples tradição. Imaginem a qualidade destas pessoas que se propõem a proteger as outras, anos após anos, entregando sua própria vida em um gesto. O gesto de dar um verdadeiro presente passado de geração em geração aos motoristas que visitam a procissão de São Cristóvão. Dedicar uma vida para manter este gesto vivo é o que torna tão extraordinária a experiência para os que querem vivenciar este momento plenamente.

CATEGORIA  :  Expressões de Fé,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.