igreja-sant-ana-2
igreja-sant-ana-1
igreja-sant-ana-4
igreja-sant-ana-3

IGREJA DE SANT’ANA

A Capela de Sant’ana, uma construção do século XVIII em estilo barroco, que fica à beira-mar, de costas para a igreja, e o Grupo Pretinhas do Congo.

No distrito de Carne de Vaca, local onde desemboca o Rio Goiana, uma povoação ergueu orago a sua protetora Santa Ana. A Capela de Sant’ana é uma construção do século XVIII em estilo barroco, que fica à beira-mar, próximo ao Grupo Pretinhas do Congo. Patrimônio religioso da cidade de Goiana tem grande importância no calendário anual festivo e religioso da cidade.

As missas ocorrem aos domingos às 16h e são ministradas pelo Padre Diego. Nas quintas, tem adoração à Santíssima com as ministras da eucaristia. E no sábado, ocorre estudo bíblicos e palestras com o seminarista. A Igreja também organiza um grande evento anual, a chamada Festa de Sant'Ana, em comemoração a padroeira de Carne de Vaca, que é comemorada durante nove dias. O encerramento das comemorações acontece sempre no domingo, após ao dia de Sant’Ana (26 de julho) com grande rituais religiosos e profanos.


Pescadores da comunidade de Carne de Vaca relatam terem as pescas interrompidas por João Galafoice. "Ele aperreava muito os pescadores. Os pescadores iam de noite nas canoas para pescar. Aí ele descia, descia, e ficava na popa da canoa. Aí pronto, ninguém mais pescava peixe. Ele tinha um chapéu bem grande. Ao redor dele, tinha um claro, só dava pra ver o claro. Eu vi por Acaú, pela bera da Praia de Coqueiros", relata um deles.

CATEGORIA  :  Igrejas,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.