igreja-homens-pardos-2
igreja-homens-pardos-1
igreja-homens-pardos-3
igreja-homens-pardos-4
Goiana Antiga07

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO DOS HOMENS PARDOS LIVRES

Sua construção primitiva data do ano de 1681. Mas, passou por uma reforma em 1870, quando demoliram os corredores laterais. Apresente estilo barroco, sua fachada é composta por quatro portas, sendo uma de acesso à torre sineira. Na parte superior do frontão estão três janelas avarandadas. Em frente à Igreja existe a Praça da Bandeira.

No altar-mor, a imagem de Nossa Senhora do Amparo foi um presente da Princesa Isabel. Existe também a lápide do túmulo de Jerônimo de Albuquerque, um herói pernambucano e de sua mulher. Tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional em 1938. Durante muitos anos, o prédio funcionou como um museu temporário que exibia peças de arte sacra datadas do século 17, que recentemente migrou para o prédio do Serviço Social do Comércio(SESC).


Nos tempos da escravidão, os homens comungavam sua fé segregados por sua cor de pele. Informalmente, Nossa Senhora do Amparo, patrona dos Homens Pardos, também era devotada pelos piratas e corsários da região, visto que esta chegou a ser uma das atividades mais comuns e lucrativas para homens com este cor de pele.

CATEGORIA  :  Igrejas,

1 Comentário

  1. Muito linda e significativa do ponto de vista cultural e histórico. Só acho uma lástima ela estar tão feia, com os vidros das janelas frontais quebrados e com tanto acúmulo de fuligem. Hoje em dia temos muito mais poluição, acidez da água da chuva e outros fatores que se acumulam rapidamente, prejudicando estruturas antigas e esse verdadeiro tesouro precisaria ser muito bem cuidado, pois está precisando de uma limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.