fabrica-de-tecido-0001
fabrica-de-tecido-0003
fabrica-de-tecido-0002

FÁBRICA DE TECIDOS DE GOIANA

Fundada em 1893 e iniciando sua produção em 1895, a Companhia Industrial Fiação e Tecidos Goyanna integrou o pólo industrial têxtil que se constituiu em torno do Recife a partir do final do século XIX.

A fábrica viveu seu momento de maior vigor durante um período que se inicia na segunda metade dos anos 1930 e se estende pela década seguinte. O momento coincide com a gerência de José Albino Pimentel, iniciada em 1935, que introduziu na empresa amplas mudanças, incluindo renovação de maquinário e reforma das instalações.

Seguindo uma tendência comum em fábricas e vilas operárias criadas no Brasil na época, o conjunto de Goiana adota um design art déco, estabelecendo fortes contrastes com as igrejas, mosteiros e casas antigas em cuja vizinhança se instalou. O conjunto erguido pela fábrica reúne instalações fabris, uma extensa vila operária, casas para funcionários especializados, equipamentos comunitários e a casa do proprietário.


Setenta e cinco operários trabalhando de dia, setenta e cinco operário trabalhando à noite. A rotina só cessava durante o sábado a noite. Livre, mas não muito. Remunerados, mas não muito. Sem arma, sem conversa, sem cigarro. Só pode trabalhar, e ter vigias supervisionando o trabalho. Todos os dias eles fazem tudo sempre igual. Ah! Biró lembrava tanto destes dias. Se quer saber mais, pergunta ao Antônio Macaquinho.

CATEGORIA  :  Estórias,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.