IMG_0148
IMG_2215 - Version 2
IMG_2684

BIBLIOTECA PÚBLICA DESENBARGADOR FRANCISCO LUIZ

A loja maçônica “Fraternidade e Progresso” foi fundada em 4 de junho de 1874. O “Gabinete de Leitura de Goiana”, que funciona no mesmo prédio, foi criado depois, em 1876, por um grupo de jovens da sociedade maçônica, com o fim de levar àqueles de poucos recursos o contato com os livros.

A biblioteca recebeu depois o nome de “Desembargador Francisco Luiz” em homenagem a Francisco Luiz Corrêa de Andrade, que fez a doação de toda a sua biblioteca particular e ofereceu, para a sua manutenção, uma casa na Rua do Meio e mais vinte contos de réis em apólices Federais. Ficou sendo dessa forma a melhor biblioteca de então, do interior do Estado, com cerca de quatro mil volumes.

Em tempos passados, estavam presentes no salão do Gabinete de Leitura, para debates literários e palestras em dias cívicos, vultos inesquecíveis, de nosso meio intelectual, tais como: Manuel Borba, Elpídio de Figueiredo e Antônio Raposo.


Na Ditadura Vargas, com o fechamento das lojas maçônicas, grande parte do seu acervo, inclusive documentos importantes sobre a história de Goiana, foi jogado no poço existente no quintal e a chave da Loja Maçônica entregue ao Senhor Interventor no Estado. Depois da deposição de Vargas, a loja foi reaberta, porém muitos de seus livros já tinham sido consumidos pelas traças. Alguns exemplares foram recuperados graças ao trabalho de Luís Gomes.

CATEGORIA  :  Estórias,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.