cine
Cine Teatro Urubatã - Proprietário Arnaud Nogueira - Goiana - PE 25-05-57
Público em uma das apresentações no Cinema Urubatã - Acervo Sérgio Clementino da Costa

CINE URUBATÃ

Fundado em 1957 e de propriedade de Arnold Batista Nogueira, o Cine Urubatã funcionava diariamente, porém os dias de maior movimento eram sábado e domingo. O cinema era o maior da região. A própria localidade do cinema era o ponto de encontro dos jovens e dos intelectuais. Mesmo quem não entrasse no cinema para assistir algum filme, ficava ali na frente para um bate-papo, já que na época não havia celular e o contato tinha que ser pessoalmente.

Por décadas, os palcos do Cinema Urubatão recebeu artistas populares renomados como Reginaldo Rossi, Valdique Soriano, Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Renato e Seus Blue Caps, Núbia Lafayette, Nelson Ned, entre outros. Além do cinema e dos shows, o local também organizava concursos de miss, apresentaçòes de pastoril, show de calouros, e eventos políticos.

Doente, por volta de 1984, o dono do Cine Urubatã começou a distribuir seus bens. Colocou o cinema no nome de Agenor, o filho mais velho, que fechou suas portas e o vendeu a uma rede de supermercados chamada Continental, causando grande comoção na população de Goiana.


Sempre ouviu falar de Zefa Deão como uma figura conhecida do passado de Goiana, que frequentava os cinemas da cidade nos anos 70 e 80. Ao mesmo tempo austera, Zefa Deão também era vaidosa. Há chances desta ser uma contribuição de Hollywood, devido ao fato dela ser frequentadora constante dos Cinemas Rex e Urubatã. Cheiro de alfazema no corpo, banha de brilhantina nos cabelos, e diversos anéis nos dedos.

CATEGORIA  :  Estórias,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.