IMG_3023
antonio-macaquinho2
antonio-macaquinho3

ANTÔNIO MACAQUINHO

Nascido em 12 de setembro 1933, chegou à Goiana com sete anos, no fim de 1940, e já aos doze ingressou na área do comércio. É bastante conhecido no comércio de Goiana pelo apelido de Antônio Macaquinho, devido ao futebol, em alusão a um jogador que se chamava “Macaquinho”. Quando tinha seus 23 anos, por correr muito em campo, seus amigos o chamavam dessa forma durante as partidas.

Depois de vender laranja, pão e goiamum por Goiana afora, Antônio Macaquinho enveredou pelo comércio de antiguidades. Começou por comprar e vender moedas antigas. Procurando mais tarde por mais produtos, como castiçais e imagens, que colocava por cima da banca para vender. Ao alugar um quarto, um tempo depois, colocou umas prateleiras, e passou a vender coisas maiores. Depois, alugou a casa vizinha, que era bem maior que o quartinho onde ele estava, e aumentou seu negócio definitivamente. Antônio Macaquinho já está nesse ramo há uns 40 anos.

Seu Antônio deseja a todas as pessoas que queiram visitar Goiana, que sejam bem-vindas, e que frequentem sempre seu antiquário (Casa das Peças Antigas, como denomina) e o Buraco da Gia, que é o ponto turístico da cidade de Goiana, afirma.


Seguia vendendo para quem tivesse ao seu redor. Ao menino: bola, jogo, rolamento; Ao homem: pedra, cal, cimento; À senhora: Goiamun, laranja, fermento. De cada voz, havia um tom. Em cada vez, havia o som. E passou a colecioná-los em cada moeda, em cada imagem, em cada castiçal. Preenche as prateleiras, vai pra calçada e se senta querendo, enfim, compartilhar as histórias que juntou.

CATEGORIA  :  Personalidades,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.